Como transportar crianças de forma segura

16 abr 2015                   0 Comentário Cadeirinha: Importante item de segurança

Os acidentes automotivos são os maiores responsáveis por aumentar o índice de mortalidade de crianças entre zero e 14 anos. O Código Brasileiro de Trânsito exige que as crianças menores de 10 anos de idade devem ser transportadas no banco de trás, e nos casos de crianças na faixa etária de sete anos e meio, é obrigatório o uso de assento especial. Para a redução desses índices de acidentes envolvendo crianças, é preciso tomar os cuidados necessários.

Fazer o transporte indevido de crianças acarreta em multa e perda de pontos na CNH

De acordo com a Resolução 277 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o motorista que descumprir essas regras será passível de multa no valor de R$ 191,54, além de perder sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Por serem menores e mais leves se comparadas a um adulto, as crianças tornam-se mais vulneráveis a acidentes, por isso o uso de assentos especiais é um item indispensável para transportá-las com segurança. Antes de adquirir uma cadeirinha para o seu filho, é importante verificar se ela está homologada de acordo com as normas do Inmetro, o selo fixado no assento indica que o objeto passou por todos os testes de verificação de impacto.

Cada modelo possui suas particularidades de acordo com o peso e faixa etária do usuário. Os pais precisam prestar bastante atenção na hora da instalação da cadeirinha, seguindo todo passo a passo do manual para fazer uma instalação correta e segura. Uma instalação mal feita continuará oferecendo riscos para a criança.

Principais recomendações de segurança ao transportar bebês e crianças

  • Faça uso de travas que impeçam a abertura das portas traseiras
  • Mantenha os vidros parcialmente fechados, deixando apenas uma pequena abertura para passagem de ar
  • Em hipótese alguma transporte crianças no colo
  • Não transporte crianças no porta malas ou caçambas
  • Não coloque mais de uma criança no mesmo cinto de segurança
  • Não utilizar o cinto de adultos em crianças

Tipos de cadeirinhas: saiba escolher a melhor opção

Existem vários itens de segurança para transporte de bebês e crianças como, cadeirinhas especiais e banquinhos auxiliares (“booster”). Procure a opção mais adequada de acordo com o tipo físico da sua criança e escolha a que vai proporcionar maior conforto e segurança.

Na Dinamicar Pneus Jacarepaguá você encontra tudo o que precisa para manter a manutenção do seu veículo em dia. A Dinamicar Pneus conta com a maior rede de lojas de pneus no Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.

caixa de fusiveis

Problema com fusíveis? Re

Seu rádio parou de funcionar? O vidro elétrico também parou? Alguns componentes elétricos estão trabalhando normalmente, mas outros não? Fique tranquilo, pois pode ser um problema fácil.

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.