Troca de Óleo

08 out 2014                   0 Comentário troca de óleo do veículo

Um dos procedimentos de manutenção que mais demandam atenção dos motoristas é a troca de óleo, que deve ser feita de acordo com a recomendação do fabricante, dentro do período recomendado. Para que você entenda o porquê desse procedimento, nós vamos listar alguns motivos que tornam a troca de óleo inadiável. Confira:

Por que a troca de óleo é necessária?

O óleo serve como um lubrificante do veículo. Ele permite que os metais entrem em contato, sem que o atrito os desgaste. Sem óleo, o motor poderá travar e, sem a sua troca regular, a sujeira acumulada pode entupir o filtro. Aditivos como detergentes, dispersantes, anti-ferrugem e redutores de friccção podem parar de funcionar, já que o óleo não lubrificará tão bem quanto deveria. Além disso, com óleo velho, o consumo de combustível pode se tornar irregular.

Quando fazer a troca de óleo?

Se ainda não chegou o prazo de troca e o nível estiver baixo, você pode completá-lo. Fique atento quanto à marca do óleo do motor, para não fazer a mistura incorreta, em desacordo com as especificações do fabricante. Cada veículo tem seu cronograma de troca, por isso, fique atento.

É recomendável que você troque também o filtro de óleo. Isso vai garantir que o seu motor não acumule impurezas.

Como é avaliada a viscosidade do óleo

Existe um aparelho chamado viscosímetro que comprova se o óleo está vencido ou não. Um óleo novo é aquele com aspecto bem viscoso, parecido com a textura do mel, bem encorpado. Já o óleo velho é aquele que parece água, muito fino e sujo. Quanto à checagem de nível, uma dica: ela deve ser feita em uma superfície plana.

Tipos de óleos lubrificantes

  • Óleo mineral – 20W40 – troca a cada 3000 km
  • Óleo mineral – 20W50 – troca a cada 5000 km
  • Óleo Base Sintética – 15W50 – troca a cada 7000 km
  • Óleo Sintético – 15W50 – troca a cada 10000 km

E você, já fez a troca de óleo do seu veículo?

Troca de Óleo nas lojas da Dinamicar Pneus

Fale conosco

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

bomba de óleo

Qual a importância da bom

A bomba de óleo é o componente responsável pela lubrificação forçada de todas as partes móveis do motor do carro. Por essa razão, ela é considerada o.

hyundai ioniq

Ioniq, o elétrico da Hyun

A Hyundai apostou em seu novo lançamento para ser destaque entre os carros econômicos e ecológicos. A intenção é que o carro seja concorrente do Prius da.

estepe de carro

Seu estepe está pronto pa

A vistoria anual do Detran do Rio de Janeiro causa dor de cabeça em todo mundo, mas não há motivos para preocupações. Alguns itens você pode avaliar.