Troca de Óleo

08 out 2014                   0 Comentário troca de óleo do veículo

Um dos procedimentos de manutenção que mais demandam atenção dos motoristas é a troca de óleo, que deve ser feita de acordo com a recomendação do fabricante, dentro do período recomendado. Para que você entenda o porquê desse procedimento, nós vamos listar alguns motivos que tornam a troca de óleo inadiável. Confira:

Por que a troca de óleo é necessária?

O óleo serve como um lubrificante do veículo. Ele permite que os metais entrem em contato, sem que o atrito os desgaste. Sem óleo, o motor poderá travar e, sem a sua troca regular, a sujeira acumulada pode entupir o filtro. Aditivos como detergentes, dispersantes, anti-ferrugem e redutores de friccção podem parar de funcionar, já que o óleo não lubrificará tão bem quanto deveria. Além disso, com óleo velho, o consumo de combustível pode se tornar irregular.

Quando fazer a troca de óleo?

Se ainda não chegou o prazo de troca e o nível estiver baixo, você pode completá-lo. Fique atento quanto à marca do óleo do motor, para não fazer a mistura incorreta, em desacordo com as especificações do fabricante. Cada veículo tem seu cronograma de troca, por isso, fique atento.

É recomendável que você troque também o filtro de óleo. Isso vai garantir que o seu motor não acumule impurezas.

Como é avaliada a viscosidade do óleo

Existe um aparelho chamado viscosímetro que comprova se o óleo está vencido ou não. Um óleo novo é aquele com aspecto bem viscoso, parecido com a textura do mel, bem encorpado. Já o óleo velho é aquele que parece água, muito fino e sujo. Quanto à checagem de nível, uma dica: ela deve ser feita em uma superfície plana.

Tipos de óleos lubrificantes

  • Óleo mineral – 20W40 – troca a cada 3000 km
  • Óleo mineral – 20W50 – troca a cada 5000 km
  • Óleo Base Sintética – 15W50 – troca a cada 7000 km
  • Óleo Sintético – 15W50 – troca a cada 10000 km

E você, já fez a troca de óleo do seu veículo?

Troca de Óleo nas lojas da Dinamicar Pneus

Fale conosco

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.

calibragem nos pneus

Saiba porque pneus calibr

Você sabia que os grandes vilões do consumo de combustível podem ser os pneus do seu carro? E mais, sabia que a calibragem correta pode economizar combustível?.

Chevrolet Chevette 91

Carros clássicos: históri

Lançado pela General Motors (GM) no Brasil em 1973, o Chevette é um clássico que atravessa gerações, e até hoje possui um público fiel e apaixonado. Inteiros.