Faça troca de óleo e revisão veicular periodicamente, e rode tranquilo

30 set 2015                   Comentários desativados em Faça troca de óleo e revisão veicular periodicamente, e rode tranquilo Troca de óleo e revisão

O óleo é um fluido indispensável para o funcionamento veicular. Entre suas funções estão a lubrificação entre peças, engrenagens, pistões e demais componentes móveis. O óleo também exerce papel arrefecedor, diminuindo o calor nas partes mais expostas ao aquecimento, assim como a vedação contra gases resultantes da combustão.

Embora a maioria das montadoras recomende um prazo de 10 mil quilômetros entre as trocas de óleo, é normal haver diminuição nos seus níveis ao longo do período, por queima ou mesmo por escape entre folgas no motor, ou até vazamentos. Estima-se que a cada mil km o proprietário deva completar o nível do óleo. Se for observado vazamento constante, perceptível principalmente em locais onde o carro fique estacionado por tempo prolongado – uma mancha de óleo no solo embaixo do motor indica isso – recomenda-se um check up geral de juntas, retentores e cabos, para fazer um ajuste ou, se necessário, reposição e troca.

Viscosidade, o principal indicador do tipo e qualidade do óleo

Conforme o veículo é utilizado e o óleo circula pelo motor, é normal o fluido perder sua viscosidade e incorporar detritos em sua composição. A viscosidade é a propriedade característica do óleo automotivo, e da sua manutenção depende o bom funcionamento veicular. Óleo muito escuro e espesso é o indicador de que o líquido precisa ser trocado, por isso, inspecione o nível e o estado do óleo do seu carro regularmente, fazendo a troca nos prazos indicados pelo fabricante.

O manual do proprietário, normalmente, indica qual a especificação do óleo para troca, entretanto, caso você não esteja de posse do manual e não tenha certeza sobre qual óleo usar, o mais indicado é levar seu carro a uma loja de pneus, para avaliação de um especialista que vai determinar qual o tipo de óleo que será utilizado.

Além da troca de óleo, é muito importante revisar o filtro e os sistemas veiculares periodicamente, como forma de se antecipar aos eventuais problemas mecânicos causados pelo desgaste natural em virtude do uso constante. Fique atento e não perca os prazos!

Troca de óleo na Dinamicar Pneus

Faça a troca de óleo e a revisão do seu carro com quem entende. Na Dinamicar Pneus, temos profissionais especializados, prontos para recebê-lo e ajudar na manutenção do seu veículo. Acesse http://www.dinamicarpneus.com.br/nossas-lojas/ e confira qual a unidade mais próxima de você!

Os comentários estão desativados.

LEIA MAIS

estepe de carro

Seu estepe está pronto pa

A vistoria anual do Detran do Rio de Janeiro causa dor de cabeça em todo mundo, mas não há motivos para preocupações. Alguns itens você pode avaliar.

Citroen Cactus

Citroen C4 Cactus chega a

Apesar de muitas polêmicas e incertezas envolvendo o seu lançamento, em 2017 chega ao Brasil o Citroen Cactus. Diante de um visual extravagante que engloba desde os.

carros enfileirados

Quais foram os carros mai

Neste início de 2017, o Chevrolet Onix se manteve como um dos modelos mais bem-sucedidos dos últimos anos. No mês de janeiro, ele foi o carro mais.