Troca de óleo: como fazer da maneira certa

29 jan 2015                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 

Entre os serviços de manutenção do carro, a troca de óleo é um dos mais importantes, pois exerce funções imprescindíveis em relação ao motor, como refrigerar, diminuir o atrito entre as peças e limpar o seu interior.

Manutenção do carro

Na verdade, o óleo influencia em tudo relacionado ao motor, assim, ter atenção ao tipo de óleo, marca e o momento de trocar são determinantes para o bom funcionamento de seu carro.

 

A hora de trocar o óleo do carro

 

A melhor maneira de saber o momento exato de fazer a troca do óleo é observar as informações que os fabricantes especificam no manual do proprietário. Outras informações que também são importantes para acertar na troca do óleo que consta no manual, é o tipo apropriado e a quantidade. Os prazos podem ser antecipados, principalmente se você gasta muito tempo em engarrafamentos. Nunca passe do prazo.

 

Completar o nível do óleo é necessário?

 

Devido às folgas do motor e a queima na câmara de combustão, com o uso do carro, o nível do óleo baixa um pouco. Portanto, antes de chegar o prazo de troca, você pode precisar repor. É natural o nível baixar entre meio e um litro a cada mil quilômetros rodados, levando em consideração o modelo do veículo.

 

Momento e onde trocar o óleo

 

Para fazer a troca do óleo é bom levar o veículo a uma oficina especializada. O nível deve ser verificado em um terreno plano e com o motor frio, com pelo menos 10 minutos após o carro ser desligado. Observe se o nível do óleo está entre o mínimo e o máximo recomendado, e, caso esteja, não precisa fazer a troca.

 

A temperatura do motor

 

A temperatura ideal para a troca do óleo, é que o motor esteja quente, isso, facilita a penetração do óleo no motor, deixando-o mais fluído e fino.

 

Trocar o filtro

 

No momento de fazer a troca do óleo, aproveite e troque também o filtro de óleo, assim, o motor de seu carro vai ficar livre de impurezas.

 

Se o óleo estiver escuro?

 

Normalmente se pensa que a cor do óleo é determinante para a troca – quando está escuro é hora de trocar. Isso é mero engano, se está escurecido é sinal que ele está lubrificando de forma correta. Por isso, o que vale são os prazos de trocas do óleo, recomendados pelos fabricantes nos manuais.

 

Quando o óleo fica velho

 

O óleo do motor fica velho, caso o dono ande pouco com o carro e não atinja a quilometragem de troca recomendada, por isso é necessário que se mude o óleo a cada seis meses. Depois desse período, o óleo velho pode prejudicar a bomba de óleo, responsável pela lubrificação do motor do veículo.

 

Faça revisão em seu veículo

 

Todos esses cuidados são importantes para manter o carro em bom estado de funcionamento, mas outros serviços de manutenção também são importantes, como alinhamento, balanceamento e troca de pneus.Na Dinamicar Pneus você conta como os melhores profissionais e estrutura de ponta. Conheça nossos serviços, passe em uma de nossas lojas!

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.

Nissan kicks

Nissan Kicks: o que esper

Nesse mercado de SUV que se desenvolve todos os anos no Brasil, a Nissan, que tem tradição em carros de alto padrão de qualidade, está trazendo o.

PopUp Black Friday Dinamicar