Na hora de trocar os pneus, aperte bem os parafusos

30 out 2013                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 
As palavras-chave do trânsito são fluidez e segurança. Esta segunda é bastante abordada nos temas das nossas dicas. Todos sabem que os pneus no Rio de Janeiro precisam ser cuidados, ainda mais no estado de conservação de algumas ruas. O que alguns não percebem é que o aperto dos parafusos da roda pode influenciar em uma série de situações, principalmente na segurança da condução e até no desgaste dos compostos.

Aperto mal feito, o cubo da roda é quem sofre

 
Ao não apertar direito os parafusos que fixam a roda no cubo, que é o rolamento preso à suspensão, algumas situações críticas podem ocorrer. A pior delas é, certamente, ocorrer o desprendimento da roda em pleno movimento, o que poderia causar um grave acidente, tanto para o carro que perde, quanto para o carro que seja atingido pela roda descontrolada.
 
Existem outras menos drásticas, mas que causam efeitos danosos, principalmente ao bolso. Uma roda mal fixada pode quebrar o encaixe dos parafusos, comprometendo o cubo da roda. Ou seja, se você estiver em uma estrada, sem oficina mecânica ou loja de pneus, isso significará fim de passeio e necessidade de um reboque. Outro problema que ocorre com a má fixação é a trepidação do carro. Este problema causa aumento considerável no gasto dos pneus.

Alguns carros têm sistema diferente

 
Alguns modelos de carro, a fim de evitar os transtornos descritos, preferem adotar um procedimento diferenciado na engenharia da peça. Os Honda, por exemplo, tem os parafusos fixados no próprio rolamento, sendo encaixadas apenas 4 ou 5 porcas. Dessa forma evita-se que o cubo quebre de forma tão fácil. Mas, atenção! Esse procedimento diferenciado não exclui a necessidade de um aperto e manutenção de todas as porcas. Uma vez mal fixadas, quaisquer problemas, entre os já citados, podem ocorrer.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

manutenção de carro

Vistoria anual 2017: Data

Todos os anos, proprietários de veículos usados precisam realizar a vistoria anual do DETRAN-RJ. Os carros zero quilômetro são exceção, pois o Governo do Estado do Rio.

ipva 2017

IPVA 2017: saiba sua data

O ano novo começou, e com ele, começam também as obrigações financeiras. Taxas como IPTU, cota de incêndio, matrículas escolares e o IPVA são contas que, muitas.

motor sendo esquentado

Mito ou verdade: é precis

Os mais antigos insistem nessa prática e os mais novos já não têm tanta paciência, mas será que ainda é preciso aquecer o motor antes de andar.