Na hora de trocar os pneus, aperte bem os parafusos

30 out 2013                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

 
As palavras-chave do trânsito são fluidez e segurança. Esta segunda é bastante abordada nos temas das nossas dicas. Todos sabem que os pneus no Rio de Janeiro precisam ser cuidados, ainda mais no estado de conservação de algumas ruas. O que alguns não percebem é que o aperto dos parafusos da roda pode influenciar em uma série de situações, principalmente na segurança da condução e até no desgaste dos compostos.

Aperto mal feito, o cubo da roda é quem sofre

 
Ao não apertar direito os parafusos que fixam a roda no cubo, que é o rolamento preso à suspensão, algumas situações críticas podem ocorrer. A pior delas é, certamente, ocorrer o desprendimento da roda em pleno movimento, o que poderia causar um grave acidente, tanto para o carro que perde, quanto para o carro que seja atingido pela roda descontrolada.
 
Existem outras menos drásticas, mas que causam efeitos danosos, principalmente ao bolso. Uma roda mal fixada pode quebrar o encaixe dos parafusos, comprometendo o cubo da roda. Ou seja, se você estiver em uma estrada, sem oficina mecânica ou loja de pneus, isso significará fim de passeio e necessidade de um reboque. Outro problema que ocorre com a má fixação é a trepidação do carro. Este problema causa aumento considerável no gasto dos pneus.

Alguns carros têm sistema diferente

 
Alguns modelos de carro, a fim de evitar os transtornos descritos, preferem adotar um procedimento diferenciado na engenharia da peça. Os Honda, por exemplo, tem os parafusos fixados no próprio rolamento, sendo encaixadas apenas 4 ou 5 porcas. Dessa forma evita-se que o cubo quebre de forma tão fácil. Mas, atenção! Esse procedimento diferenciado não exclui a necessidade de um aperto e manutenção de todas as porcas. Uma vez mal fixadas, quaisquer problemas, entre os já citados, podem ocorrer.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carros enfileirados

Quais foram os carros mai

Neste início de 2017, o Chevrolet Onix se manteve como um dos modelos mais bem-sucedidos dos últimos anos. No mês de janeiro, ele foi o carro mais.

pneu sensorial

O que é pneu sensorial?

Que a tecnologia está avançada ninguém duvida, afinal, as últimas duas décadas foram de verdadeira aceleração nas descobertas e suas aplicações no mercado automobilístico. Poucos mercados cresceram.

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.