Turbo: uma das peças mais famosas do tuning

22 jul 2013                   0 Comentário
Camaro turbinado

Fonte: Reprodução


 
Quem nunca quis dar uma turbinada no carro? Naturalmente esse é o desejo de muitos donos de automóveis que mexem e remexem em partes mecânicas e estéticas para terem uma exclusividade e pela satisfação com o seu modelo. O tuning tem o objetivo de construir uma máquina acima da original. O turbo é, sem dúvidas, uma das peças mais importantes para isso.
 
O objetivo pela velocidade, mesmo que ela não seja atingida sempre, já que os limites estão instituídos para serem obedecidos, é o foco do início da preparação. Logo se pensa em modificar elementos que façam o carro andar mais. Há quem prefira um filtro de ar esportivo, ou um rebaixamento de cabeçote e há quem queira a instalação de um kit turbo.
 

O que faz o turbo?

 
Além de ser uma das práticas mais em conta é uma das que mais atendem as expectativas. Ela mexe na estrutura de admissão de ar e influencia o processo de mistura ar/combustível. Com o turbo sendo instalado neste ponto, a admissão de ar dentro do motor é muito superior. A pressão do equipamento, normalmente, varia em 0,5 e 3,0 bar de pressão e proporciona ganhos significativos de potência.
 
Para que todo o processo seja aproveitado é interessante aumentar o tamanho da descarga também, já que, com o aumento da entrada de ar e da pressão dentro do cilindro, a pressão da descarga é alterada também. Com o aumento da capacidade de eliminação dos gases é possível ter outro ganho de potência, com o mesmo princípio físico de troca de pressão.
 

Aumento de potência necessita tratos especiais

 
Ao melhorar o desempenho final deste motor, é fundamental ter em mente que a manutenção deve ser ainda mais minuciosa. Afinal, é totalmente inevitável que o desgaste seja maior. Haverá aumento de rotação e maior gasto de óleo lubrificante. É bom, junto com marcadores de pressão do turbo, instalar no painel marcadores de pressão de óleo, para que ele seja constantemente mensurado, evitando danificar o motor por problemas simplórios.

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

freio muito quente

Freio: tambor ou disco na

Com o desenvolvimento da indústria, o que parecia um tanto quanto óbvio mas ainda não era colocado em prática passou a ser trazido à realidade. Foi o.

caminhão emitindo fumaça

Confira novidades sobre e

A preocupação com o clima é levada cada dia mais a sério. Aqui no Rio de Janeiro, saiu o segundo inventário com o objetivo de controlar as.

pirelli pzero

Ruído nos pneus? Nunca ma

Andar de carro é cada dia mais confortável, e mesmo com a constante evolução das tecnologias envolvidas, algo que vinha incomodando a indústria eram os ruídos provocados.