Um pneu maior aumenta a velocidade do carro?

Logo da Dinamicar Pneus 15 maio 2014
2 Comentários

A resposta para a pergunta que é título do artigo de hoje é sim, isso se o tamanho em questão for a altura, e não a largura do pneu. O tamanho dele pode interferir positivamente ou negativamente na velocidade, economia de combustível e outras coisas. Isso é um fator que algumas pessoas desconhecem e acabam trocando seus pneus inadvertidamente por maiores ou menores simplesmente por acharem que assim o veículo vai ficar mais bonito, o famoso tuning.

Para esclarecer algumas dúvidas, decidimos fazer uma lista sobre o que muda na hora que é posto um pneu maior ou menor, vamos a ela:

Os efeitos dos diferentes tamanhos de pneus

Eficiência

Como os pneus mais altos conseguem cobrir uma distância maior sem a necessidade de se aumentar a rotação do carro, “RPM”, em estradas eles diminuem sim a quantidade de combustível gasto. Dentro das cidades, porém, os menores são muito mais econômicos, uma vez que eles oferecem uma aceleração melhor para o veículo. A aceleração é onde a maior parte do combustível é consumida, visto que é necessária uma grande energia para fazer o carro começar a andar. Você pode ver também outras curiosidades sobre o gasto de gasolina aqui no blog.

Visibilidade

Com um pneu mais alto, consequentemente o carro ficará mais alto, o que muda o ponto de vista do motorista. Quanto mais alto melhor, pois você terá uma visibilidade maior dos carros à sua volta e de possíveis obstáculos na via. Porém, tome cuidado, você provavelmente não está acostumado a ter esse ponto de vista e poderá ter decisões perigosas, tome bastante cuidado até conseguir se situar 100% em como funciona o assento mais alto.

Velocidade

Já foi dito aqui que o que aumenta ou diminui a velocidade do carro em relação à tração necessária é a altura do pneu. Quanto maior o pneu, maior será a distância percorrida em certa rotação. Porém, pneus mais largos tendem a diminuir a aceleração do veículo, uma vez que eles aumentam a massa total do veículo e, consequentemente, sua inércia.

Marcadores

O velocímetro e o odômetro do seu carro estão programados para medir a velocidade e a distância se baseando no RPM e no tamanho do pneu original do veículo. Se você está pensando em aumentar o tamanho do seu pneu, tenha em mente que uma manutenção nos marcadores se fará necessária. Outro ponto que é necessário de ser falado é que a troca de marchas também será em rotações diferentes, ou seja, você terá que se reacostumar a dirigir seu carro.

Se você ainda está com algumas dúvidas ou então identificou que está na hora de trocar seus pneus, venha para a Dinamicar Pneus Rj e tenha a certeza de que será atendido por uma equipe muito bem preparada.

Interessado em nossos produtos ou serviços? Ligue para a DINAMICAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GOSTOU DO CONTEÚDO E DOS PREÇOS? RECEBA COM EXCLUSIVIDADE NOSSAS PROMOÇÕES

Não derrape. Não eviamos spam :)

AINDA NÃO CONHECE AS NOSSAS LOJAS?

encontre a mais perto de você

Conheça as nossas
Redes Sociais

Sempre com Promoções
Exclusivas!