Velas de ignição: função e manutenção

01 jul 2015                   0 Comentário Velas de ignição

As velas de ignição são responsáveis por criar a centelha que irá provocar a combustão da mistura ar e combustível dentro da câmara. Para que o processo ocorra, o sistema de ignição do automóvel gera uma tensão em torno de 30.000 V. Toda essa energia não é eletricidade, mas trata-se do calor gerado através pela câmara de combustão.

Funcionamento das velas

O funcionamento adequado das velas permite que a queima do combustível ocorra com maior eficiência. A força gerada através da combustão é transmitida para o virabrequim e ao volante de inércia, processo que faz com que o carro consiga dar a partida. Cada veículo possui um tipo de vela de acordo com as suas especificações técnicas. As velas são os componentes mais importantes do sistema de ignição e trabalham em conjunto com as bobinas.

Tipos de vela de acordo com cada motor

 

Para cada tipo de motor, existe um modelo de vela, pois cada carro possui uma especificação técnica que necessita que seja produzida uma centelha com intensidade e duração corretas. As velas são produzidas em cerâmica especial para suportarem altas temperaturas. O motorista deve ficar atento ao prazo de substituição das velas de acordo com as orientações do fabricante.

Prazo de troca das velas

Com o tempo, as velas acabam ficando desgastadas e o veículo passa a apresentar dificuldades no seu desempenho. Normalmente, as velas são substituídas a cada 10.000 ou 15.000 quilômetros. A troca no tempo certo irá evitar que o consumo de combustível aumente e que o carro demore a pegar.

Sinais de que as velas deverão ser substituídas

  • Dificuldades para dar a partida
  • Falhas no motor
  • Perda de potência na aceleração
  • Aumento no consumo de combustível
  • Aumento na emissão de gases poluentes do escapamento
  • Motor e catalisador podem apresentar defeitos

Lojas de pneus no Rio de Janeiro

A revisão periódica é importante para detectar problemas no veículo e evitar que os mesmos se agravem. Seguir corretamente o prazo estipulado pelo fabricante para revisar o automóvel é importante para a conservação das peças. A rede Dinamicar conta com loja de pneus no Recreio dos Bandeirantes e em outras localidades. Confira os endereços de todas as lojas: http://www.dinamicarpneus.com.br/nossas-lojas/

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carros enfileirados

Quais foram os carros mai

Neste início de 2017, o Chevrolet Onix se manteve como um dos modelos mais bem-sucedidos dos últimos anos. No mês de janeiro, ele foi o carro mais.

pneu sensorial

O que é pneu sensorial?

Que a tecnologia está avançada ninguém duvida, afinal, as últimas duas décadas foram de verdadeira aceleração nas descobertas e suas aplicações no mercado automobilístico. Poucos mercados cresceram.

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.