Viagem segura se dá com amortecedores revisados

20 set 2013                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

Amortecedores, mantenha-os sempre revisados.

Imagem: Reprodução/Internet


 
O amortecedor é o responsável pela movimentação das molas da suspensão e mantém os pneus em permanente com o solo, são eles que dão ao carro estabilidade e boa dirigibilidade. Quando há o desgaste, a segurança do automóvel e dos viajantes fica comprometida. Tão importante quanto, o sistema de suspensão também merece uma revisão antes da viagem.
 
Um amortecedor com 50% de desgaste por aumentar em 26% o cansaço do motorista, o que agrava o risco do pior acontecer. Quando uma peça está comprometida, é inevitável a trepidação excessiva, o que gera um incômodo não só no motorista, mas em todos os acompanhantes. Um veículo com amortecedores gastos, ainda apresenta o grande risco de aquaplanar em pista molhada e necessita de uma distância maior para frenagem. A estabilidade fica comprometida e o carro pode chegar a perder o controle em curvas e em ruas irregulares.

Revisão de amortecedores

 
“A trepidação no veículo é causada por amortecedores que já saíram da validade. Inclusive as oscilações afetam o feixe de luz dos faróis, o que atrapalha os motoristas que trafegam no sentido oposto” – adverte Danilo Vasconcelos, especialista em automobilismo e sócio da Dinamicar Pneus. Amortecedores eficientes contribuem para a segurança e o bolso do motorista. Em condições ruins a peça provoca desgaste prematuro dos pneus e diversas peças relacionadas à suspensão.
 
A durabilidade dos amortecedores depende somente das condições de uso, mas o ideal é que a peça seja trocada a cada 10 mil quilômetros, ou quando o motorista notar qualquer anormalidade com o automóvel. Quando a troca é feita após os amortecedores alcançarem mais de 40 mil quilômetros, é recomendado a troca das quatro peças, mesmo que apenas uma esteja defeituosa. Abaixo de 40 mil quilômetros de uso, o ideal é substituir aos pares. Se apenas um for trocado, o outro amortecedor terá uma eficiência menor.
 
E você, está com os seus amortecedores em dia?

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

carros enfileirados

Quais foram os carros mai

Neste início de 2017, o Chevrolet Onix se manteve como um dos modelos mais bem-sucedidos dos últimos anos. No mês de janeiro, ele foi o carro mais.

pneu sensorial

O que é pneu sensorial?

Que a tecnologia está avançada ninguém duvida, afinal, as últimas duas décadas foram de verdadeira aceleração nas descobertas e suas aplicações no mercado automobilístico. Poucos mercados cresceram.

carro arranhado

Arranhões na lataria: sai

Imagine a seguinte cena: estacionamento de shopping ou de um grande supermercado lotado, muitas pessoas circulando com carrinhos de compras, e no final do dia, o saldo:.