Viagem segura se dá com amortecedores revisados

20 set 2013                   0 Comentário Logo da Dinamicar Pneus

Amortecedores, mantenha-os sempre revisados.

Imagem: Reprodução/Internet


 
O amortecedor é o responsável pela movimentação das molas da suspensão e mantém os pneus em permanente com o solo, são eles que dão ao carro estabilidade e boa dirigibilidade. Quando há o desgaste, a segurança do automóvel e dos viajantes fica comprometida. Tão importante quanto, o sistema de suspensão também merece uma revisão antes da viagem.
 
Um amortecedor com 50% de desgaste por aumentar em 26% o cansaço do motorista, o que agrava o risco do pior acontecer. Quando uma peça está comprometida, é inevitável a trepidação excessiva, o que gera um incômodo não só no motorista, mas em todos os acompanhantes. Um veículo com amortecedores gastos, ainda apresenta o grande risco de aquaplanar em pista molhada e necessita de uma distância maior para frenagem. A estabilidade fica comprometida e o carro pode chegar a perder o controle em curvas e em ruas irregulares.

Revisão de amortecedores

 
“A trepidação no veículo é causada por amortecedores que já saíram da validade. Inclusive as oscilações afetam o feixe de luz dos faróis, o que atrapalha os motoristas que trafegam no sentido oposto” – adverte Danilo Vasconcelos, especialista em automobilismo e sócio da Dinamicar Pneus. Amortecedores eficientes contribuem para a segurança e o bolso do motorista. Em condições ruins a peça provoca desgaste prematuro dos pneus e diversas peças relacionadas à suspensão.
 
A durabilidade dos amortecedores depende somente das condições de uso, mas o ideal é que a peça seja trocada a cada 10 mil quilômetros, ou quando o motorista notar qualquer anormalidade com o automóvel. Quando a troca é feita após os amortecedores alcançarem mais de 40 mil quilômetros, é recomendado a troca das quatro peças, mesmo que apenas uma esteja defeituosa. Abaixo de 40 mil quilômetros de uso, o ideal é substituir aos pares. Se apenas um for trocado, o outro amortecedor terá uma eficiência menor.
 
E você, está com os seus amortecedores em dia?

Deixe uma resposta

LEIA MAIS

direção elétrica

Direção hidráulica ou dir

Reza a lenda que ainda existem pessoas que curtem fazer um exercício na hora de manobrar o carro. Mas para quem gosta de praticidade sem precisar derramar.

calibragem nos pneus

Saiba porque pneus calibr

Você sabia que os grandes vilões do consumo de combustível podem ser os pneus do seu carro? E mais, sabia que a calibragem correta pode economizar combustível?.

Chevrolet Chevette 91

Carros clássicos: históri

Lançado pela General Motors (GM) no Brasil em 1973, o Chevette é um clássico que atravessa gerações, e até hoje possui um público fiel e apaixonado. Inteiros.