Virabrequim: componente fundamental para o funcionamento automotivo

15 out 2015                   Comentários desativados em Virabrequim: componente fundamental para o funcionamento automotivo virabrequim

O virabrequim, ou árvore de manivelas, é um agregado de partes móveis e giratórias que exerce função de transmissão da força recebida pelo movimento dos pistões. É graças ao seu movimento que os seguintes componentes podem funcionar:

  • Polia da correia dentada
  • Polia da correia de acessórios
  • Bomba d’água
  • Bomba da direção hidráulica
  • Bomba do ar condicionado

Com a energia recebida pelo ir e vir dos pistões, o virabrequim pode girar no seu próprio eixo, transferindo força, rotação e torque para diversas partes do motor. Em tratores, esta peça tem como função principal imprimir mais força, por isso deve ser mais robusta. Em carros de passeio, o objetivo é o ganho de velocidade.

Trata-se de uma parte móvel bastante exigida, por isso é produzida em material de grande resistência, já que é constantemente submetida a intensos esforços e calor extremo. A lubrificação deve ser perfeita para garantir seu funcionamento, desta forma, o óleo deve estar em dia com as revisões ou ser completado conforme a demanda.

Por quê o virabrequim não pode falhar

Ao transferir energia proveniente dos pistões, o virabrequim deve estar em perfeito estado e com suas partes móveis em perfeita sintonia de movimentos. Caso algum defeito comprometa sua dinâmica de funcionamento, certamente o motor como um todo será afetado. Virabrequim de má qualidade ou com algum dano também será um fator a aumentar o consumo de combustível, ou seja, a performance do motor será afetada, com efeitos negativos também em termos de economia.

Faça revisões periódicas no seu carro

Para garantir o bom funcionamento de pistões e do virabrequim, não deixe de realizar revisões periódicas em seu carro de acordo com as indicações do fabricante. A Dinamicar, rede de lojas de pneus, conta com estrutura e profissionais especializados que poderão diagnosticar eventuais problemas nessa peça e outros componentes de seu carro. Confie em quem sabe, conte com a Dinamicar Pneus.

Os comentários estão desativados.

LEIA MAIS

Gol GTi Quadrado

Gol GTI: uma lenda!

Se você que nos lê, tem mais de 40 anos, provavelmente já viu muitos carros saindo de linha. Alguns que estão ainda no mercado apenas marcam território,.

Amortecedor de carro

Amortecedor: qual o ideal

Seu carro já está meio molenga quando passa uma imperfeição, e você observa não ter o mesmo desempenho em frenagens ou curvas? Isso é um sinal de.

bateria de carro

Bateria tem a vida útil m

A bateria automotiva reflete bastante o estilo do motorista. Seu tempo médio de vida é de dois anos, mas a verdade é que isso pode ser diminuído.